Investimentos de Longo Prazo

Meus investimentos para longo prazo

Carteira maio/2011

Posted by Fabrício Godoy em sexta-feira, 10 junho 2011

Olá a todos, esse mês foi marcado pelos dividendos recebidos.
Só lembrando, eu sempre calculo até o último dia do mês, mesmo com o atraso do post.

Novamente a carteira obteve uma ótima rentabilidade, +3,31% e o Ibovespa de -2,29%.

As cotações referentes a minha carteira ficaram:
– ILPB: 124,58
– ILPL: 119,82

Rentabilidade dos ativos da carteira do mês

1. ELPL4: Comprei mais alguns papéis de ativo. Eu vinha adiando a compra a um tempo.

Alguns mais atentos podem perceber algumas divergências nas porcentagens apresentadas, em relação ao quanto a ação realmente rendeu.
A explicação é que pelo meu método de cálculo de rentabilidade, apenas calculo os dividendos quando efetivamente recebidos. Não sei qual o melhor método, mas tenho usado este até então.

A carteira está com rentabilidade acumulada de +7,29% (líq. +6,88%) no ano.
O Ibovespa acumulou -6,76%, o Índice Small -1,97%, a poupança +2,96% e CDI +4,53%. A inflação acumulada (IGP-M) é de +3,33%.

Evolução da alocação em maio de 2011

Pessoalmente penso em deixar um balanceamento de 40%, 20% e 40% para Ações, FII e Renda Fixa, respectivamente.
Vou esperar as férias da faculdade para definir uma estratégia mais firme.

Para cumprir o balanceamento, minha próxima aquisição será em Renda Fixa.

Nenhum investimento referenciado aqui é recomendação para compra, esse blog deve apenas ser usado para fins educativos. Sempre avalie onde você está investindo, leia muito sobre a modalidade de investimento e avalie se pode ser aplicado ao seu perfil de investimentos. Não me responsabilizo por qualquer decisão tomada por meio deste blog.
4 Respostas to “Carteira maio/2011”

  1. Demorou a atualizar hein! rs
    Sua rentabilidade está indo muito bem!
    abs!

  2. Que beleza Fabrício, suas rentabilidades estão de dar inveja em qualquer um. Mostra que o investimento passivo, com perseverança, paciência e muito estudo pode se ganhar fácil do índice. A diversificação de sua carteira me agrada muito, isso mostra a eficiência de uma diversificação bem feita. Só apostaria um pouco mais em outros FII e diminuiria um pouco em Títulos do Tesouro Direto de longo vencimento. Em minha concepção de investimento em Tesouro Direto, acredito que o vencimento máximo esta na casa dos 5 anos, ou seja, até 2016 ou 2017 a partir de dezembro….
    Essa NTNB de 2020 é um pouco perigosa, em minha simples opinião. Explico o porque: simplesmente pelas possíveis baixas do juros (SELIC) num futuro próximo.
    Pra finalizar, PARABÉNS PELAS CONQUISTAS e desejo sucesso!!
    Um forte abraço!

    • Obrigado!

      Quanto aos FII, há planos de diversificação em outros ativos da categoria.
      Quanto aos títulos públicos, conservo as NTN-B para uma proteção contra inflação, e pretendo comprar mais. Geralmente não me preocupo com os longos prazos dos títulos.

      Agradeço novamente, e sucesso para você também.
      Abração!

  3. Parabéns!

    Os resultados estão sendo excelentes.

    Eu só ficaria mais tranquilo vendo uma maior diversificação! 🙂

    Abraços!

Deixe um comentário

 
