Investimentos de Longo Prazo

Meus investimentos para longo prazo

Resultados 2010

Posted by Fabrício Godoy em domingo, 16 janeiro 2011

Nesse post apresento os resultados da carteira no ano de 2010.

No final do post há a planilha que gerou esse post para download, com todas as fórmulas.

Resultados gerais

Abaixo apresento o retorno, risco e sharpe dos 10 últimos meses de 2010, que foi o período de atuação da carteira.

LPB representa a minha carteira em resultados brutos e LPL representa a minha carteira em resultados líquidos.

– Retorno: o índice SMLL se destacou pelo maior retorno dentre os indicares analisados e PETR4 se destacou pelos incríveis -18,95%. A minha carteira obteve um belo retorno no ano.

– Risco: os ativos VALE5 e PETR4 se mostraram com risco bem alto e como era de se esperar a poupança é o ativo com menor risco. Gostei do risco apresentado pela minha carteira, mas acredito que dê para diminuir mais ainda, o segredo é a boa diversificação. Outro ponto interessante é o índice SMLL se apresentar menos ariscado que o IBOV.

– Sharpe: o índice SMLL foi o único que atingiu 1 ponto no índice. O índice mostra também que o risco da poupança não compensa por conta do retorno baixo. Minha carteira líquida ficou longe do 1 ponto, mas um dos meus objetivos é fechar 2011 com pelo menos 1 ponto no índice. Minha carteira ficou bem acima do ativo VALE5 no índice, mesmo tendo um retorno menor, mas por conta do alto risco apresentado pelo ativo ele obteve poucos pontos no índice.

Inflação

Abaixo apresento o retorno indexado aos índices de inflação IPCA e IGP-M.

Felizmente minha carteira está entre os poucos que superaram o IGP-M.

Resultados por ativo

Abaixo apresento o retorno, risco e sharpe separado por ativos da minha carteira líquida.

Para isso me baseei nos últimos 5 meses de 2010, pois o índice sharpe deve sempre comparar períodos iguais para evitar distorções no cálculo. Se eu me baseasse nos 10 meses os únicos ativos que teriam histórico suficiente na minha carteira seriam PETR4 e NTNF 010117, os outros ativos foram comprados/vendidos no meio do ano.

O ativo ELPL4 ficou de fora dos resultados porquê o histórico dela na minha carteira tem apenas 4 meses.

– Retorno: Os únicos ativos na minha carteira que se destacaram foram EZTC3 e AMBV4.

– Risco: Surpreendentemente o ativo EZTC3 apresentou um risco menor que o índice IBOV, mesmo se tratando de uma carteira mais diversificada.

– Sharpe: Como era de se esperar, o ativo EZTC3 que apresentou um rentabilidade impressionante e risco menor que o IBOV se destacou no índice.

Inflação

Abaixo apresento o retorno indexado aos índices de inflação IPCA e IGP-M.

A alta do IGP-M em 2010 foi grande, como se pode observar ele engoliu vários ativos.

Planilha

Disponibilizo a planilha utilizada para gerar esse post.

– Formato OpenOffice: download.
– Formato Microsoft Office: download.

Utilize os comentários para esclarecer dúvidas quanto a planilha.

Nenhum investimento referenciado aqui é recomendação para compra, esse blog deve apenas ser usado para fins educativos. Sempre avalie onde você está investindo, leia muito sobre a modalidade de investimento e avalie se pode ser aplicado ao seu perfil de investimentos. Não me responsabilizo por qualquer decisão tomada por meio deste blog.
8 Respostas to “Resultados 2010”

  1. 12% liquidos no ano é um bom resultado. Parabéns!

  2. Seus resultados estão excelentes. Parabens!

    Abs

  3. Henrique Carvalho said

    Parabéns Fabrício!!!

    Melhorando a cada dia hein! Saiu de uma carteira recheada de micos para uma carteira bem diversificada, analisando retorno, risco, sharpe!

    Excelente análise amigo!

    Se me permite, gostaria de deixar apenas uma opinião sobre o índice sharpe na poupança. Você diz:

    “O índice mostra também que o risco da poupança não compensa por conta do retorno baixo”

    Na análise que fiz no HCI, preferi não divulgar o sharpe da poupança, pois ele quase sempre será negativo, já que o retorno da poupança quase sempre é menor do que o do CDI. Logo, a análise do índice sharpe para a poupança não tem muito sentido. Concorda? 😉

    Sucesso em 2011!

    Abraços!

    • Muito obrigado mesmo.

      Sinta orgulhoso de si mesmo, você foi uma das minhas inspirações. Aprendi muita coisa.

      Obrigado novamente.

      É, você tem razão. No meu humilde conhecimento, acredito que a poupança nunca passou o CDI após deixar de acompanhar a inflação.

      Desejo muito sucesso para você também. Parabéns por compartilhar seu conhecimento ajudando outros a alcançar o sucesso.

      Abração!

  4. Fala Fabrício…

    Belos resultados no ano de 2010. Comecei a investir em 2010 também e com a ajuda de todo mundo (HC, VR, I&F, blogueiros em geral) estou com resultados satisfatórios até agora.
    Só não consegui achar qual a alocação de ativos que você utiliza nos investimentos.
    Achei muito legal a planilha disponibilizada free pra galera, pretendo colocar algumas no meu site também.

    É isso…

    Abraços

Deixe um comentário

 
