Investimentos de Longo Prazo

Meus investimentos para longo prazo

Carteira Setembro/2010

Posted by Fabrício Godoy em sexta-feira, 1 outubro 2010

No mês de setembro o Ibovespa rendeu incríveis +6,58% e minha carteira +1,46%.

Dessa vez a rentabilidade acumulada do Ibovespa passou a minha carteira.

Alocação inicial em setembro de 2010

Alocação da carteira ficou em 49,58% para renda variável e 50,42% para renda fixa.

Rentabilidade dos ativos da carteira do mês

1. AMBV4: foi o destaque positivo do mês, que chegou a valorizar mais de 9%.
2. ELPL6: troquei minha posição em VALE5 por esse ativo por oferecer um bom dividend yield e por ter um crescimento atrativo (análise aqui).
3. EZTC3: nesse mês eu dobrei minha posição nesse ativo e isso fez com que a rentabilidade ficasse um pouco mascarada. Caso eu não tivesse aumentado minha posição, a rentabilidade seria de +6,44%, maior ainda que AMBV4.
4. PETR4: com a oferta pública finalizada, parece que finalmente irá se recuperar.
5. USIM5: conforme eu estava planejando eu me desfiz desde ativo.
6. NTNF 010117: esse mês não foi muito feliz para esse ativo, oferecendo rendimento negativo e derrubando a rentabilidade geral da renda fixa.
7. EMPG002: empréstimo quitado com sucesso.

A carteira está com rentabilidade acumulada de +5,22% (líq. +3,60%).
No mesmo período o Ibovespa acumulou +6,16%, a poupança +4,56% e CDI +3,38%. A inflação acumulada (IPCA) é de +2,83%.

Alocação no final de setembro de 2010

A alocação da carteira ficou em 58,4% para renda variável e 41,6% para renda fixa.
Meus planos são de deixar EZTC3 com peso de 2 vezes a 1,5 vezes sobre outros ativos de renda variável e equilibrar a renda fixa entre 40% e 45% da carteira.

* 11-out: atualizei os gráficos por conta de um erro de cálculo no ativo EMPG003.

Nenhum investimento referenciado aqui é recomendação para compra, esse blog deve apenas ser usado para fins educativos. Sempre avalie onde você está investindo, leia muito sobre a modalidade de investimento e avalie se pode ser aplicado ao seu perfil de investimentos. Não me responsabilizo por qualquer decisão tomada por meio deste blog.
5 Respostas to “Carteira Setembro/2010”

  1. Gostei do seu blog!! Eu coloquei a minha opinião sobre a EZ Tec no meu blog.

    Abraços!!

  2. Willy Fog said

    Olá Fabrício! Parabéns pelo resultado. 😛
    .
    Uma pergunta: Você não pensa em diversificar um pouco mais em RF, creio que seria interessante ter uns titulos de LFT e LTN, creio que sua carteira está muito conc. em NTN-F.
    .
    Me parece que sua estratégia com ações é fazer swing trade e position…..é isso mesmo?? Você não pensa em encarteirar a ação por mais tempo??
    .
    Gostei bastante da forma de apresentação dos seus resultados. Continue com o bom trabalho.
    .
    Abcs

    • Olá Willy! Obrigado.

      Sim penso, no meu próximo aporte para RF estudarei um destes casos.

      Essa estratégia já foi, mas atualmente é apenas longo prazo. Eu desfiz minha posição de USIM5 e VALE5 por causa desse legado, assim adquiri ações mais interessantes para o longo prazo.

      Obrigado novamente!

      Abraços.

  3. HELISON said

    gostaria de saber como vc faz para fazer esses graficos, é no excel?

    são bons e de facil vizualização!

Deixe um comentário

 
