Investimentos de Longo Prazo

Meus investimentos para longo prazo

Rentabilidade real Agosto/2010

Posted by Fabrício Godoy em sábado, 18 setembro 2010

É sempre interessante calcular a rentabilidade real de sua carteira indexando-a ao IPCA, você poderá ficar surpreso com os números obtidos (eu fiquei).

Não sabe calcular a rentabilidade real? veja aqui

Abaixo tenho o gráfico da rentabilidade real da minha carteira e outras aplicações.

– Poupança: apenas saiu do campo negativo em junho, quando o IPCA subiu 0%, e vem se mantendo no campo positivo desde então.

– Rentabilidade líquida: ainda está abaixo da poupança, ou seja, caso eu tivesse aplicado apenas na poupança meus rendimentos seriam maiores, mas ainda acredito que consigo reverter isso até o final do ano.

– Rentabilidade bruta: está acima da poupança, ao contrário da rentabilidade líquida que está alguns pontos abaixo. Isso significa que as corretagens estão onerando minha carteira, já passou a hora de juntar dinheiro antes de fazer aportes.

– CDI: ainda é um alvo difícil de derrubar, apenas consegui rentabilidade maior nos dois primeiros meses.

Diante desses números conclui-se que adquirir títulos NTN-B e NTN-B Principal não é uma má ideia. O IPCA já acumulou 3,14% no ano.

Histórico do IPCA aqui.

Nenhum investimento referenciado aqui é recomendação para compra, esse blog deve apenas ser usado para fins educativos. Sempre avalie onde você está investindo, leia muito sobre a modalidade de investimento e avalie se pode ser aplicado ao seu perfil de investimentos. Não me responsabilizo por qualquer decisão tomada por meio deste blog.
Deixe um comentário

 
