Investimentos de Longo Prazo

Meus investimentos para longo prazo

Por que escolhi NTN-F?

Posted by Fabrício Godoy em quarta-feira, 15 setembro 2010

Por esse post quero explicar o porquê da minha escolha por NTN-F dentre outros títulos do tesouro direto disponíveis.

Temos duas principais categorias de títulos: os pré-fixados e os pós-fixados.

Os pós-fixados são atrelados a algum índice, no caso temos disponíveis os atrelados a SELIC e ao IPCA.

– SELIC: os títulos LFT rendem a mesma taxa da SELIC, que atualmente está definida em 10,75% a.a. (ao ano). Se a taxa SELIC subir os títulos rendem mais se descer os títulos rendem menos, simples.

Observando o histórico da taxa SELIC no site da apligraf aqui (recomendo cadastro para um histórico mais completo), dá para perceber que a taxa tem decrescido continuamente a longo prazo, saímos de 26,5% (2003) para 8,75% (2009-2010) e atualmente 10,75%. A curto prazo, olhando graficamente, indica uma subida maior ou uma estabilização nos patamares atuais.

Sabendo que a taxa SELIC está diretamente ligada a inflação, ou melhor, que é usada como ferramenta para controlar a inflação, podemos analisar a força da taxa analisando os índices de inflação. Assim, quando a inflação está subindo a taxa SELIC é aumentada para conter o mercado com taxas mais altas de juros e, ao contrário, quando a inflação está descendo a taxa SELIC é diminuída para aquecer o mercado com taxa de juros mais atrativas.

Analisando o índice IPCA (aqui) podemos perceber que a inflação está bem controlada com a taxa SELIC atual, assim é improvável que a taxa irá subir além dos patamares atuais. Podemos considerar a taxa atual como o topo e esperar uma estabilizada nos níveis atuais ou até uma queda lenta.

Na minha opinião a taxa SELIC não irá subir nos mesmos níveis de 2008, ao contrário, acredito que a longo prazo a tendência é queda.

– IPCA: os títulos NTN-B e NTN-B Principal tem uma taxa inicial atrelada ao IPCA, ou seja, é acordada uma taxa e a mesma sobe junto com a inflação (IPCA). Podemos encontrar títulos com taxa de juros de 6% a.a., assim, caso o IPCA no ano suba 4% temos um título com rendimento de 10% a.a. A vantagem desse título é que a taxa de juros real será sempre de 6% a.a., a inflação não irá diluir esse valor. (histórico do IPCA aqui)

Os títulos pré-fixados tem uma taxa de juros fixa até o vencimento.

– LTN: são títulos com vencimento mais curto e normalmente com taxas de juros mais baixas.

– NTN-F: são títulos com vencimento mais longo e normalmente com taxas de juros mais altas.

Minha expectativa com os títulos é para longo prazo, então, acreditando numa inflação estável e taxa SELIC em queda optei pelos títulos pré-fixados com vencimento mais longo, conseguindo assim uma taxa média de 12,7% a.a.

Analisando as taxas atuais dos títulos, eles estão bem competitivos entre si, com taxas bem próximas e atratividade equilibrada.
Temos até um título LTN com taxa e vencimento mais atrativo que os NTN-F, o LTN 010113 com taxa de 11,73% e vencimento para 2013, ultrapassando o NTN-F 010121 com taxa de 11,72% e vencimento para 2021.

Para mais informações sobre o Tesouro Direto: Prejuízo no Tesouro Direto?, Entenda os títulos do Tesouro Direto, Saiba como escolher o título que melhor se adapta a seus objetivos, Por dentro do Tesouro Direto, Boa opção de investimento?.

Nenhum investimento referenciado aqui é recomendação para compra, esse blog deve apenas ser usado para fins educativos. Sempre avalie onde você está investindo, leia muito sobre a modalidade de investimento e avalie se pode ser aplicado ao seu perfil de investimentos. Não me responsabilizo por qualquer decisão tomada por meio deste blog.
Anúncios

2 Respostas to “Por que escolhi NTN-F?”

  1. Igor Dalmy Moreira said

    Isso clarificou muito minha mente. Acabei de comprar o título LTN 010115, mas logo após fiquei inseguro se foi minha melhor opção, porque no primeiro extrato já me apareceu rentabilidade bruta acumulada de -0,08%, sem contar que minha taxa do IR será de 22%.
    De qualquer forma, obrigado por compartilhar suas ideias aqui. Este site está incrível 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: