Investimentos de Longo Prazo

Meus investimentos para longo prazo

Carteira Agosto/2010

Posted by Fabrício Godoy em terça-feira, 7 setembro 2010

Nesse mês minha carteira, ao contrário do Ibovespa, rendeu positivamente. Enquanto minha carteira rendeu +1,95% o Ibovespa rendeu -3,51%.

As empresas menores, mas com bons fundamentos, mostraram que tem maior potencial comparativamente com as grandes empresas.

Alocação inicial em agosto de 2010

1. FRAS4: acrescentei esse ativo por ter mostrado lucro recorde, estar bem fundamentada e bem descontada. O único problema que vejo é a baixíssima liquidez.

A alocação da carteira ficou em 48,07% para renda variável e 51,93% para renda fixa.

Rentabilidade dos ativos da carteira do mês

1. EZTC3: esse ativo tem se mostrado com muita força para subir.
2. FRAS4: esse ativo já estreou com a segunda maior rentabilidade do mês.
3. USIM5: essa empresa mostrou resultados abaixo do esperado, prejudicando ainda mais as previsões para o ativo. Felizmente é o ativo com menor peso na carteira.

Não divulgarei mais a rentabilidade líquida mensal da carteira, pois fica fora da realidade já que não tenho as mesmas despesas todo mês.

A carteira está com rentabilidade acumulada de +4,78% (líq. +3,25%).
No mesmo período o Ibovespa acumulou -0,39%, a poupança +3,96% e CDI +5,42%. A inflação acumulada (IPCA) é de +2,37%.

Alocação no final de agosto de 2010

Eu pretendo me desfazer do ativo USIM5 no mês que vem e alocar o dinheiro em outro investimento melhor.
Não houve realocação dos ativos em relação ao início do mês. A diferença da proporção entre os ativos foi provocada apenas pela valorização/desvalorização dos mesmos.

Nenhum investimento referenciado aqui é recomendação para compra, esse blog deve apenas ser usado para fins educativos. Sempre avalie onde você está investindo, leia muito sobre a modalidade de investimento e avalie se pode ser aplicado ao seu perfil de investimentos. Não me responsabilizo por qualquer decisão tomada por meio deste blog.
7 Respostas to “Carteira Agosto/2010”

  1. Henrique Carvalho said

    Olá Fabrício!

    Parabéns pela idéia de disponibilizar sua carteira. Será um ótimo aprendizado para nós leitores e para você aperfeiçoar sua metodologia de investimentos.

    Meus comentários sobre a carteira:

    1. Ações muito bem escolhidas (também gosto de FRAS4, BISA3 e EZTC3)
    2. Tesouro Direto: Alguma razão especial por ter investidor apenas em NTN-F 2017? Qual foi a taxa de compra? Pretende diversificar?
    3. Empréstimos Garantidos: Se for possível, poderia falar um pouco mais sobre eles? Vi nos meses passados que tem conseguido taxas em torno de 1% a.m.
    4. Você tem algum tipo de alocação padrão entre RF e RV? (Hoje está mais para 50% RF / 50% RV)

    Sucesso!

    Grande Abraço!

    • Olá, obrigado!

      1. Ultimamente tenho buscado ações bem fundamentadas, aos poucos vou conseguindo ajustar minha carteira. Ainda tenho um longo caminho pela frente.

      2. Os NTN-F 2017 são os títulos que tenho achado mais atrativos, tenho a taxa média de 12,7% a.a. por título.
      Por enquanto não tenho achado atrativo os títulos atrelados ao SELIC ou IPCA. SELIC eu espero queda da taxa e IPCA não está com uma taxa atrativa.

      3. Basicamente são empréstimos pessoais com garantias. Talvez eu tenha usado o termo incorretamente.
      Provavelmente o EMPG003 será meu último e só tenho feito isso por meu capital ser pequeno, mas com um capital maior eu não faria.

      4. É algo de difícil decisão, ultimamente tenho pendido a 40% para RV, mas posso mudar de ideia…
      É algo que tenho que olhar com mais carinho.

      Muito obrigado, sucesso para você também e continue com os ótimos artigos. Abração!

  2. Henrique Carvalho said

    Obrigado pelas respostas Fabrício!

    Abraços!

  3. Willy Fog said

    Olá Fabrício tudo certo?

    Adicionei seu blog na minha lista de blogs favoritos. Parabéns pela boa rentabilidade da sua carteira.

    Você não pensa em investir em FII e cambio para diversificar?? Não vi nenhum desses ativos no seu portfolio.

    Grande abraço

  4. Olá Fabrício!

    Acabei descobrindo seu blog hoje por acaso e achei muito sensata sua escolha das empresas.

    Estou pensando seriamente em entrar em FRAS4 também no próximo mês, a empresa parece ser muito boa. Já a Ambev acho excelente, mas com múltiplos inchados demais para entrar agora, assim como a Vale.

    Eztec era outra que eu pensava em entrar há uns meses atrás, mas acabei deixando passar por já ter JHSF na carteira. É outra empresa excelente também.

    Abraços e parabéns pelas escolhas.

    • Olá, obrigado pela visita.

      Obrigado.

      A única coisa que me preocupa na FRAS4 é a liquidez. Você tem razão, mas gosto do crescimento e estabilidade dela (Ambev).

      A uns meses atrás a Eztec estava mais interessante que agora, mas eu ainda acredito que está barata. Interessante, vou dar uma estudada nessa JHSF.

      Obrigado novamente, gostei do seu blog, está adicionado hehe

Deixe um comentário

 
